Cancão, Malazarte e Trupizupe

Cancão, Malazarte e Trupizupe
Praça central da cidade de Jacaraú

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A TOMADA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA PELO TEATRO DE RUA


 A TOMADA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA PELO TEATRO DE RUA




João Pessoa/PB, 16 de Setembro de 2013.



O Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua deu início ao projeto “A Tomada da cidade pelo Teatro de Rua” em João Pessoa/PB ainda no último dia 15, com espetáculos de diversos estados brasileiros e em diversas praças da cidade simultaneamente. Aconteceram espetáculos de grupos de três regiões do Brasil e em diversos pontos da cidade, a Tomada superou as expectativas, pois o público compareceu e aplaudiu com intensidade a iniciativa.

Na Praça do Coqueiral/Mangabeira, tivemos a apresentação do Grupo Teatro de Caretas de Fortaleza/CE com o espetáculo “Cortejo de Caretas” com dramaturgia própria, tendo sido criado através de um processo colaborativo, o espetáculo conta sua história através das máscaras e as musicalidades das diversas manifestações tradicionais do nordeste, resultado de um longo processo de pesquisa com reisados cearenses, tambores e cazumbas do Maranhão e com o cavalo marinho de Pernambuco.  

Já na Praça Bela/ Funcionários II, o público contou com a apresentação do Grupo de Teatro Mamulengo Sem Fronteiras de Brasília/DF com o espetáculo “Exemplos de Bastião” também criado a partir de um processo colaborativo e de convivência com seu mestre mamulengueiro Chico Simões, além das pesquisas realizadas buscando conhecer as várias formas de Teatro de Bonecos pelo Brasil e outros países a fora. O espetáculo se configura com um mamulegueiro e um trio de forró pé de serra que dá ritmo e alegria às brincadeiras dos bonecos e a participação direta do público presente.

Na Praça da Paz/Bancários, o espetáculo ficou por conta do grupo Exército Contra Nada de Londrina/PR com o espetáculo “El General” que apresenta um palhaço em apuros ao se preparar para o maior espetáculo da Terra. Com jogos e improvisos o palhaço convida o público para o seu mundo, para a roda, com música e interação.  Quase sem falar, apresenta o Exército Contra Nada, mostra que risos e sorrisos são sua maior tática de guerrilha. Apenas com mimicas, sem falas o espetáculo conta sua história de forma que todos possam entender, compreender e aplaudir.

E por fim e no mesmo momento que ocorria as demais apresentações, na Praça Lauro Wanderley/ Funcionários I, a Cia Paraibana de Comédia um dos pioneiros da casa no teatro de comédia tomou conta com o espetáculo “O Romance do Conquistador” que narra histórias de aventura e amor, mistério e humor, cujos heróis, donzelas e vilões passaram pelas peripécias e trapaças de um Dom Juan nordestino, chamado João. 

A iniciativa desta realização é do Grupo Que Tem Boca é pra Gritar e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e apoio do SEBRAE e da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Só começando, esta Tomada vai até o próximo dia 20, e a sociedade Paraibana poderá contar com divertidos e atraentes espetáculos de rua para todos. Vamos tomar a cidade pelo Teatro de Rua!

Por Priscila Fernandes.















De 15 a 20 de Setembro em João Pessoa/PB: